CONFIRA AS PRINCIPAIS DICAS SOBRE ESSE PROBLEMA
Você sabia que a Depressão em crianças e adolescentes é mais constante do que você possa imaginar?
Você sabia que quando não identificado e tratado, o problema pode causar danos severos para esse público?
Mas você sabia também que é possível identificar os sintomas da depressão e, assim, buscar ajuda profissional?
Por isso, se você tem filho ou conhece alguém que tem e que desconfia que a criança ou adolescente está passando por esse momento difícil…
… este artigo é para você!
Neste conteúdo nós vamos citar algumas formas de identificar a depressão em crianças e adolescentes. Mas antes é preciso entender um pouco como tudo ocorre.
Que a depressão acomete milhões de adultos todo mundo já sabe. Porém ela até se apresenta nas primeiras fases de nossas vidas.
Na infância, por exemplo, os sintomas já podem ser notados a partir dos 4 anos. A doença atinge aproximadamente 1% das crianças brasileiras. Já entre os adolescentes, a porcentagem sobe para 6%.
Parece ser pouco, mas não é… acredite!
E QUAIS SERIAM OS MOTIVOS PARA A DEPRESSÃO SURGIR NESSE PÚBLICO?
Há diversas causas, entre elas a questão do histórico familiar, o abuso e o estresse excessivo. Isso tanto para as crianças quanto para os adolescentes.
No entanto, para essa segunda faixa-etária a depressão pode ser causada também por conta de todas as transformações corporais e hormonais que chegam com a idade.
Além disso, há outro vilão que pode potencializar a chegada da depressão nos jovens: o uso de drogas. Neste caso específico o adolescente pode cair no quadro depressivo se ele já tiver tendência genética.
Bem, estas são as principais causas que podem ocasionar a depressão em crianças e adolescentes, agora…
SAIBA COMO IDENTIFICAR ALGUNS SINTOMAS
– As crianças bem pequenas perdem o interesse, inclusive por coisas que até antes gostavam de fazer, ficam apáticas, irritadas, cansadas facilmente.
Elas também choram sem motivo, preferem ficar isoladas ao convívio social e estão sempre com a fisionomia triste.
– Quando elas são um pouco maiores, a depressão se manifesta com a observação de uma tristeza ‘eterna’, mas sem motivo aparente algum. Elas simplesmente falam que estão tristes, mas não sabem o porquê.
– Já entre os adolescentes os sintomas chegam com força total, como a raiva, a insônia, a falta de concentração, a falta de coragem, a oscilação de peso, a falta de perspectiva e o desinteresse pelo que acontece ao seu redor.
Fora tudo isso, algo ainda pior pode ser ocasionado por conta da depressão: o adolescente começa a ter pensamentos suicidas.
E, ENTÃO, O QUE FAZER DIANTE DISSO TUDO?
O mais assertivo, como dissemos, é buscar uma orientação profissional. Afinal, a ajuda de um ou mais especialista é essencial.
Quando se conhece a doenças e quais os sintomas que surgem com ela é muito mais claro para pais ou responsáveis buscar uma ajuda imediata.
Afinal, tratar o problema antes que ele piore vai evitar quadros clínicos piores no futuro para a criança ou o adolescente vítima da depressão.
Ou seja. Prevenir sempre será a melhor saída.
E se você gostou desse conteúdo e quer compartilhá-lo com alguém pode ficar à vontade. Nós ficaremos felizes em ajudar mais pessoas com os nossos artigos.
Um forte abraço.
Equipe do Recanto PSI