Como Lidar com o Luto?

Como Lidar com o Luto?

O que é o Luto?

O primeiro passo para entendermos o Luto é saber o que de fato isso é. Precisamos compreender que o luto é uma experiência individual, ou seja, cada pessoa vivencia esse momento de uma forma única. Inclusive é muito comum que a mesma pessoa passe de diferentes modos por esse período.

Segundo Elisabeth Kübler-Ross, em seu livro “Sobre a Morte e o Morrer”, o luto é um processo que consiste, geralmente em 5 etapas. Negação, Raiva, Negociação, Depressão e Aceitação. Apesar dessas fases haverem sido mapeadas, são uma generalização, podendo uma pessoa passar por todo o processo descrito, por alguma etapa em específico ou por nenhuma delas.

Além disso, precisamos desassociar o luto apenas da morte, mas sim, associarmos a qualquer perda intensa que nos pega de surpresa e sem aviso. O fim de um relacionamento, uma mudança de cidade definitiva, o término de uma amizade, de um processo na nossa vida ou até mesmo perda de bens materiais.

Quais são os sintomas das 5 fases do Luto?

No primeiro momento, passamos pela negação, onde não aceitamos a perda. Algumas pessoas, inclusive, criam uma realidade onde não houve perda: agem normalmente, trabalham normalmente, e até mesmo agem como se nada tivesse acontecido.

Depois passamos para o estado da Raiva. Onde as pessoas culpabilizam alguma pessoa, situação ou entidade da sua perda. Às vezes a pessoa culpa a si mesma, se responsabilizando pela morte do ente querido, do pai, mãe, filho, etc. É muito comum que neste momento, a convivência com a pessoa enlutada seja mais complicada.

Após isso, vem a etapa da negociação, onde a pessoa costuma se apegar a algo que ainda possui, como um filho ainda vivo, um parente muito próximo, um amigo. Alguns indivíduos, ainda perpetrados pela culpa, decidem mudar seu comportamento, fazer obras de caridade, pois assim, se sentem melhor com a situação

Por fim, vem a fase da aceitação, onde a pessoa consegue seguir em frente. Toda a dor da perda, se torna então, um sentimento de saudades, claro, ainda com momentos doloroso, mas agora interpretados de uma forma mais racional. É importante lembrar que essas fases não são fixas, podendo variar de pessoa para pessoa e inclusive acontecer de forma concomitante, como no caso do início do luto.

Quanto tempo dura o luto?

Na verdade, o luto não deve ser interpretado como uma coisa a ser superada em determinado tempo. Cada pessoa, relacionamento e sentimentos variam muito e criam uma complexidade única que precisa ser encarada de forma racional.

Obviamente, na sociedade atual, se criou o estigma que toda dor deve ser reduzida e diminuída ao máximo, mas a grande realidade é que não se pode fazer isso. Não existe receita mágica para encarar a vida, cada pessoa possui a sua e precisa ser respeitada por isso.

Acompanhado de um psicólogo, a pessoa enlutada será orientada para encontrar a melhor forma individual para encarar a perda. O psicólogo deve atuar como um motivador para a saída do luto, pois a pessoa, infelizmente deve passar por essa situação em algum momento da vida.

Se precisa de ajuda para entender melhor o seu processo de luto e assim encontrar a melhor resposta para os seus sentimentos, busque ajuda de um profissional. Entre em contato conosco pelo whatsapp (21) 4141-9664.

#CuidarDeMimPraVocê

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?