24 de Fevereiro – Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil

24 de Fevereiro – Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil

A independência feminina está marcada na história.

As mulheres estão se tornando cada vez mais independentes. Hoje decidem como querem se vestir, se pretendem ou não ser mães, constroem suas carreiras e conquistam espaços onde antes só se via homens. Tudo isso tem gerado grandes conquistas e quebrado paradigmas antigos.

E falando em conquista, é na data de hoje, 24 de fevereiro, que se comemora a Conquista do voto feminino no Brasil. Esse marco teve início ainda na Revolução Francesa, em 1790, na Assembleia Nacional. O Marquês de Condorcet teve uma atitude muito à frente do seu tempo e criticou os políticos que impediam as mulheres de participarem do voto universal. Ele tinha uma visão de sociedade democrática avançada.

Aqui no Brasil, o voto feminino foi assegurado pelo Decreto nº 21.076, de 24 de fevereiro de 1932 e foi assinado pelo presidente Getúlio Vargas, no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro. Finalmente as mulheres não dependiam mais do aval dos maridos para votar.  De lá para cá muitas conquistas têm possibilitado a luta em causas sociais, o próprio espaço e engajamento em muitas áreas da sociedade.

Mas afinal, o que é ser independente?

É ter a liberdade de não se deixar influenciar unicamente pelos outros, manter opinião própria e procurar ser auto suficiente.  A mulher independente não espera ser complementada por alguém, mas busca se completar sozinha. Sabe se admirar e  apreciar a própria companhia.

Pode não ser fácil, ninguém se sente no auge o tempo todo. Entretanto, é justamente a busca pela autoconfiança e, o zelo pelo próprio  bem-estar é que fazem tanta diferença. Olhando bem para si, é possível se valorizar e não permitir que ninguém lhe desmereça. Quando se desenvolve autonomia, se valoriza a autoestima, existe um maior respeito pelas próprias decisões e firmeza em segui-las. Tudo isso faz da independência algo tão atrativo.

E como ser uma mulher independente?

O primeiro passo é se convencer de que merece essa conquista e que pode chegar nela. Muitas mulheres passaram por complicados processos para chegar num nível admirado de autonomia, inclusive aquelas que você mais admira.

E falando na simpatia por quem se acha bem sucedida, pode ser algo muito bom se espelhar no que gostamos em alguém, porém se torna autodestrutivo se isso se torna comparação. Então não se equipare com as outras, cada uma tem  seus pontos altos e baixos.

Passando para o próximo passo, observe o quanto ele está ligado ao anterior: seja você mesma! A sua personalidade, seus gostos, suas qualidades, defeitos são o que te fazem diferente e isso deve ser respeitado.

Também é necessário se impor. Jamais aceite que tirem vantagens de você e não deixe que se habituem a fazer comentários maldosos a seu respeito.

Acredite que é capaz – por que é mesmo. Valorize suas conquistas e o seu potencial. Jamais diminua os seus pontos fortes.

Cuide-se. Invista na vaidade para se sentir bem com a aparência, mas os esforços nisso devem primeiro direcionar-se a sua satisfação pessoal quando se olhar no espelho – é como a máxima popular que diz que “se você não gostar do que vê, ninguém vai”. Não deixe também de cuidar do seu bem estar emocional, pois estando em dia poderá ter firmeza nas decisões e em exercer a sua autonomia.

Se você tem dificuldade em ser uma mulher independente e tem o desejo de se tornar,  busque um dos nossos profissionais para te auxiliar nesse processo. Ligue agora para (21) 4141-9664 ou mande mensagem no Whatsapp.



plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?