Como tratar a depressão infantil?

Como tratar a depressão infantil?

A depressão infantil é um problema que, segundo dados da OMS, atinge cerca de 1 a 3% da população global de pessoas com a doença. Esses números podem ser ainda maiores se considerarmos o fato de que normalmente a depressão infantil demora a ser diagnosticada, pois os pais tendem a procurar um outro especialista para tentar identificar a causa da mudança de comportamento da criança: oftalmologistas, pediatras, etc.

Essa busca por uma causa da mudança de comportamento é devido aos sintomas comuns da depressão que podem ser associados a outras doenças. Observe se seu filho não demonstra interesse por nenhum tipo de brincadeira, se possui falta de concentração, se a todo momento está com alguma dor ou enjoado não querendo se relacionar com ninguém além das figuras de referência como pai e mãe, queda ou aumento no apetite, sonolência, falta de vontade de conversar, dentre outros.

As causas da depressão infantil são muito diversas, podendo ser oriundas de aspectos genéticos ou ambientais. Traumas, brigas e separações na família, ambiente nocivo na escola, problemas de convivência dentro da família principalmente com a mãe, abusos ou até mesmo um histórico de depressão na sua árvore genealógica. Um fato importante é que quando o pai e a mãe possuem ou já conviveram com a doença, a criança possui até 5 vezes a mais de chances de desenvolver a depressão do que uma criança que não possui histórico familiar.

O tratamento da depressão infantil se dá, principalmente, abordando a causa principal do aparecimento da doença através de diversos tipos de terapia. É muito importante compreender que o fator ambiental precisa ser cuidado. Não adianta uma criança iniciar uma terapia se o problema vem de brigas constantes entre familiares, sendo necessário que, em alguns casos, os pais também comecem um tratamento terapêutico. Entre as terapias mais comuns no tratamento da depressão infantil, podemos citar:

  • terapia comportamental-cognitiva: que busca tratar os pensamentos que causam e mantêm a depressão
  • terapia interpessoal:que busca melhorar o relacionamento entre a criança e outras pessoas.
  • tratamento baseado em mentalização: um trabalho terapêutico que envolve a família.

Além das terapias, pode ser necessário, dependendo do grau da doença, uma intervenção medicamentosa, que neste caso deve ser feita em conjunto com o pediatra e o psiquiatra infantil.

Caso você perceba que seu filho esteja precisando de ajuda, entre em contato com a gente hoje mesmo. Nosso whatsapp é (21) 4141-9664 ou através do nosso site.

Fontes: https://drauziovarella.uol.com.br/psiquiatria/depressao-infantil-existe-e-tem-tratamento/
https://www.minhavida.com.br/familia/materias/20617-depressao-infantil-como-identificar-os-sintomas-e-tratar-o-problema-em-criancas

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?