Os impactos da Pandemia nos Jovens e Adolescentes

Os impactos da Pandemia nos Jovens e Adolescentes

Um estudo promovido pela Fundação Oswaldo Cruz em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apontou a mudança de comportamento e humor de indivíduos de 12 a 17 anos por todo o Brasil durante a pandemia.

Os adolescentes relataram através de questionários on-line respondidos entre julho e setembro um crescimento de sintomas como preocupação, nervosismo ou mau humor em cerca de 48,7% dos mais de 9.000 entrevistados, além de adoção de hábitos menos saudáveis como alimentação desequilibrada e aumento do sedentarismo entre os jovens.

Outros dados alarmantes apontado pelo estudo envolvem a saúde. Cerca de 36% dos entrevistados relataram uma queda na qualidade do sono além de 30% terem apontado uma piora na saúde em geral.

O que fazer para ajudar esses adolescentes?

Os pais e responsáveis tem papel essencial durante esse período, seja para estimular a continuação da adesão às medidas de isolamento social, seja para ajudar a encontrar ferramentas para aliviar a tensão durante este período.

Faça atividades juntos

Em uma abordagem mais prática, você pode ajudá-los motivando-os a prática de alguma atividade ou esporte que eles gostem, praticando junto. Ao mesmo tempo que você auxilia na manutenção de bons hábitos, ainda desenvolve maior conexão com seu filho.

Controle a alimentação

A intervenção na alimentação também é essencial: controle a quantidade de pedidos de comida por aplicativo, a compra de lanches e snacks, Deixe frutas e comidas saudáveis sempre disponíveis e a vida dos jovens. Se possível, estimule o consumo de vegetais e legumes através de receitas diferenciadas, como por exemplo um arroz colorido com brócolis, cenoura e batata.

Estimule o convívio familiar

Muitos adolescentes estão se sentindo muito sozinhos nesse momento, o que estimula o uso de redes sociais e consumo de jogos eletrônicos e entretenimento digital. Com o tempo, o jovem se acostuma a ficar mais tempo isolado do que em contato com quem ele gosta, afetando assim seu desempenho social.

Para ajudá-lo a melhorar de humor, pergunte qual programa ele deseja fazer e veja se é possível, participe desse momento, estimule a conversa falando de assuntos que interessam a ele, evite sermões e tente adotar uma postura mais leve e divertida. Além de melhorar o relacionamento de vocês durante a pandemia, isso pode ser um habito familiar que pode ser prolongado para toda vida.

Caso você ainda precise de ajuda para lidar com esse jovem, saiba que ele pode está passando por ansiedade ou depressão. Esses transtornos tem tratamento. Procure ajuda de um profissional ou comece já a terapia do seu filho ou filha. Peça o orçamento e verifique a disponibilidade por WhatsApp: 4141-9664.

#CuidarDeMimPraVocê

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?