Por que é tão difícil tomar decisões?

Por que é tão difícil tomar decisões?

As decisões fazem parte da vida o tempo inteiro e não há como fugir delas. Desde a escolha por levar o guarda-chuva, que pode causar impacto no dia a dia, te fazendo carregar o item à toa ou pegar chuva por não trazê-lo. E é justamente por terem tanta força nos resultados finais que as decisões podem gerar conflitos e angústia. Mas afinal, por que é tão difícil lidar com elas?

E para começar a refletir sobre essa resposta, vamos pensar que toda decisão acaba gerando uma perda. Se você tem dois compromissos no mesmo horário, seja lá qual escolher, resultará na perda do outro. Esse é o reflexo de um dos maiores temores que envolve a tomada de decisões. O medo de escolher errado e não ter mais a outra opção disponível é um dos fatores que potencialmente causa indecisão.

Outro forte motivador de dificuldade é o receio por sair da zona de conforto. Decisões difíceis em muitos casos envolvem mudanças drásticas e quebras de rotina. Não é nada fácil acostumar-se a uma situação cômoda e se ver confrontado a sair dela para algo completamente novo, do qual não se sabe o que esperar.

Inclusive, falando de expectativa, o fato de nem sempre ser possível mensurar ou, melhor, saber precisamente como será o resultado da decisão, pode gerar muita ansiedade. Afinal se você soubesse como serão todos os resultados das suas ações escolheria sempre com facilidade, pois saberia previamente o que poderia dar errado ou não.

E é justamente a possibilidade de dar errado que pode gerar arrependimentos e isso pode se estender pelo resto da sua vida. Você pode até passar anos se perguntando algo como “será que eu não deveria ter insistido mais naquele relacionamento em vez de desistir?”, então todas essas memórias negativas causadas pelas opções descartadas podem causar dores difíceis de serem curadas.

Como gerir os resultados das minhas decisões?

Não sofra pelo que você não pode mais mudar. Se não há tempo para voltar atrás com a escolha, dê razão ao dito popular “não vale a pena chorar pelo leite derramado”.

Veja os pontos positivos daquela escolha. Se você olhar apenas as perdas que vieram não dará a devida importância aos ganhos que obteve.

E como você pode tomar decisões?

Para alguns dilemas não existe receita mágica. Aliás, para as pessoas não existe uma receita de bolo para dizer se você deve fazer algo ou não, pois o que gera um resultado agradável para alguém pode não ser para outra pessoa. Entretanto todos podem usar ferramentas para tomar decisões com mais firmeza e se libertar um pouco do medo de escolher, entre elas estão:

Pese os prós e os contras – Dessa forma você põe na balança qual alternativa te dará mais segurança de que fez a escolha certa.

Reflita sobre as suas opções – Não se limite apenas ao “vou escolher essa”, pense no porquê dessa escolha.

Delimite os impactos – Pense quais são as áreas da sua vida que uma escolha pode afetar, reveja o grau de influência que cada alternativa pode exercer e assim veja qual delas te faz perceber que seria a melhor.

Faça terapia – Um psicólogo poderá te ajudar a desenvolver ferramentas para ter sobriedade e segurança ao escolher. Com o auxílio correto, você poderá encarar as decisões com mais clareza, pesar suas consequências negativas e positivas e lidar melhor com os seus resultados.

Se você tem dificuldades para tomar decisões busque um dos nossos profissionais. Fale conosco pelo Whatsapp ou telefone (21) 4141-9664.

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?