Stress Ball Funciona?

Stress Ball Funciona?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 90% da população brasileira possui algum transtorno relacionado a ansiedade. São mais de 19 milhões de pessoas convivendo todos os dias com elevados índices de stress.

Em tempos de pandemia, o isolamento social, o uso de máscaras, as medidas protetivas, o alta dos alimentos, gasolina e energia elétrica, desemprego, a insegurança salarial, acumulo de funções e duplo emprego aumentam ainda mais a carga de ansiedade e estresse nos trabalhadores e seus familiares.

Um brinquedo simples que cabe na palma da mão, as chamadas stress balls prometem reduzir o estresse de quem o aperta durante os momentos de tensão.

Mas será que funciona mesmo? Fomos pesquisar.

O brinquedo

Feitas de diferentes materiais, como poliuretano, silicone, gel, borracha E.V.A. e outros, as bolinhas coloridas vem em diversos tipos, texturas e durabilidades.

Podemos encontrar as mais macias, a recheadas de menores bolinhas contidas por uma rede de tecido e liquido atóxico que ao apertar vazam pelos lados, mais indicadas para que gosta de fazer movimentos rápidos e sentir prazer por esmagar as bolinhas como um slime.

Existem também as feitas de uma espuma leve e durável, muito utilizadas em reabilitações neurológicas ou ortopédicas e na fisioterapia.

Nos escritórios, as mais duras feitas de materiais mais durável são mais comuns, utilizada tanto como brindes pelas empresas ou adquiridas separadamente em lojas de fisioterapia ou de brinquedos especializados.

A ideia da bolinha é apertar, como apertar vai de cada gosto.

Os preços variam de R$ 3,00 a R$20,00 dependendo do modelo e da marca.

Uma Resposta Rápida para o Stress

Quando estamos estressados, realmente procuramos uma forma de alívio para nossas tensões.

Vários estudos foram feitos com as bolinhas em situações bastante críticas para o ser humano para comprovar a sua eficácia como tratamento não medicamentoso para a ansiedade.

Um estudo feito com pacientes submetidos a hemodiálises, um processo de filtragem de todo o sangue do corpo e bastante demorado, mostrou que os pacientes tiveram seu nível percebido de estresse diminuídos quando utilizando o brinquedo.

Outro estudo, agora com pacientes submetidos à uma cistoscopia, mostra que métodos de distração como ouvir música, vídeo e o brinquedo possuem a capacidade de aliviar o estresse durante o processo.

Resultado Momentâneo

A bolinha do estresse funciona, pois trabalha nas áreas do cérebro responsáveis pelo sentido tátil e coordenação motora, associada a tensão muscular consciente localizada e aos movimentos repetitivos, que desviam o pensamento negativo e se concentram em um ponto focal.

O alívio é apenas uma forma de mudar a orientação do pensamento, sendo também recomendados outros brinquedos de mão, como o pop-it, spinner ou cubo mágico, que também são capazes de proporcionar alívio para quem o utiliza durante o dia.

Utilizando a Stress Ball em uma Crise de Ansiedade

Se você sofre com ansiedade, você pode utilizar a stress balls como uma forma rápida de diminuir a tensão durante uma crise de ansiedade.

Para isso, tenha sempre um brinquedo de mesma finalidade disponível com você, na bolsa ou até mesmo em formato de chaveiro ou capinha de celular.

Quando a crise vier, pegue o objeto e tente focar sua atenção na sensação tátil proporcionada.

A ideia é que você consiga deixar de prestar atenção nos pensamentos negativos que vem à sua mente e que provocam a crise.

Não se cobre tanto, aceite a ansiedade, sinta e aperte a bolinha, a sua textura, o seu cheiro, preste atenção nos músculos envolvidos em cada movimento que você faz e perceba que aos poucos sua respiração voltando ao normal e a calma sendo reestabelecida.

E se não funcionar comigo?

Cada ser humano é único e é muito complicado dizer que algo vai ou não funcionar especificamente para você quando foi desenvolvido para o público em geral.

No caso do exercício com a stress ball não te ajudar a reconduzir seu pensamento para a sensação de apertar, talvez você precise de um acompanhamento profissional, medicamentoso ou não.

A terapia tem seu resultado comprovado cientificamente para pessoas que apresentam crises graves de pânico e ansiedade, você pode ler um estudo completo aqui.

Isso porque o trabalho do psicólogo é oferecer para você, durante a sessão, um ambiente onde você se sinta livre para expressar suas emoções, memórias e fatos percebidos sem julgamentos.

A partir da sua expressão, o profissional é capaz de perceber padrões, inconsistências, seu estado emocional no momento de uma fala através da escuta ativa focada em te ouvir.

Com a percepção do psicólogo, ele faz intervenções que podem te ajudar a encontrar em si mesmo respostas que antes você não encontrava.

Essas respostas ajudam a diminuir o número de crises de ansiedade que você tem, uma vez que, ao tomar consciência das razões reais e profundas do seu pensamento negativo, com o tempo, você já terá argumentos consigo mesmo para lidar melhor com eles e assim “resolvê-los”.

Nós, da Clínica Recanto PSI, acreditamos que cada passo em direção ao autoconhecimento é uma forma de cuidar de si mesmo, e assim se tornar melhor para si e para os outros.

Quer começar a sua terapia ou tirar dúvidas sobre como funciona o processo? Entre em contato com a gente e fale com uma psicóloga. É só clicar no banner abaixo.

Gostou do texto? Ficou alguma dúvida? Tem alguma sugestão de conteúdo? Deixe aqui nos comentários que iremos tentar te ajudar.

#CuidarDeMimPraVocê.

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?